quarta-feira, 21 de maio de 2008

Comentário do Carlos

No dia 10 de Maio tivemos o grato prazer de estar presentes na visita de estudoque a APSIOT promoveu ao Sado, em Setubal.Na verdade, foi um daqueles dias que dificilmente nos esqueceremos - excelentecompanhia; apetitosa sardinhada a bordo; até as condições climatéricasajudaram, pois fomos surpreendidos por uma "tempestade".Lindo, de verdade.A paisagem da serra da Arrábida, vista do mar é um espectáculo deslumbrante.Agradecemos à APSIOT a oportunidade que nos concedeu de passar um excelente diae ficamos fãs e disponíveis para futuros eventos
Carlos e Manuela

Comentário do Manuel

Foi um dia excelente. Uma viagem ecológica de comboio de Lisboa a Setúbal num instantinho.
Depois a boa disposição de todos e a soberba paisagem que se vai sobrepondo e que assalta os sentidos.
O mar, o sol, o calor, o vento, a espaços forte, e a chuva por uns momentos.
O almoço com o barco fundeado, numa calmaria ao abrigo e pertinho da serra... e aquela água, tão verde, tão limpida, que nos deixava ver o fundo... a areia branca.
A subida ao museu do trabalho e o recordar das nossas infâncias... sobretudo os apetrechos agrícolas..., mas também outras actividades ligadas ao mar, como o sal, as conservas, etc.
Um dia para recordar e repetir... sem dúvida!
E quem sabe se não poderemos fazer também uns passeios/visitas, brevemente, a alguns desses lugares que tanto falámos?
Eu estou inscrito!...
Manel

Comentário da Dina

Para mim, o passeio foi inesquecível.

Gostei muito do convívio, do mar, do barco, das velas, dos peixinhos, e da chuvita.

Adorei.
Dina

Visita de estudo a Setúbal

Dia 10 de Maio a APSIOT fez a primeira visita de estudo 2008. Fomos a Setúbal, terra de sal e mar, passear num galeão tradicional, antigo barco de transporte de sal. Visitámos o estuário do Sado, contrastando novos e velhos cenários, de um lado a beleza intemporal da Serra da Arrábida com a polémica fábrica de cimento Secil, há já decádas importante empregador da população de Setúbal, do outro lado do rio cresce o novissimo resort turístico de Troia, aposta recente num futuro que se pretende mais ecológico e sustentado. A ver vamos.
No final do dia fomos ainda ao Museu do Trabalho, localizado numa antiga fábrica de conservas onde pudémos aprender e recordar as profissões tradicionais da zona, com destaque para a indústria conserveira, que tão importante foi no século passado nesta cidade ribeirinha.

Aqui fica, para os que foram e os que não foram, a reportagem fotográfica e o convite para virem à próxima visita!